Como o horário de verão pode afetar nosso equilíbrio energético

Como o horário de verão pode afetar nosso equilíbrio energético

Como o horário de verão pode afetar nosso equilíbrio energético

Todo ano a discussão se repete: tem quem ame e quem não possa nem ouvir falar em horário de verão. Querendo ou não, todo ano ele acontece e, com ele, vêm uma série de medidas de adaptação, já que adiantar uma hora do horário normal traz algumas pequenas, mas perceptíveis, consequências no nosso organismo.

Tirando a super vantagem de ter uma hora a mais de sol para aproveitar o dia, não se pode negar que o horário de verão provoca algumas interferências na nossa saúde. A mais significativa delas tem a ver com o relógio biológico e o consumo da nossa energia orgânica.

Isso acontece porque todos nós temos dois relógios: o social, que marca nossa rotina e indica a hora que temos que acordar, trabalhar, almoçar e desenvolver as atividades diárias, e o biológico, que, ligado ao ritmo das secreções hormonais e do funcionamento dos órgãos do nosso corpo, está em sincronia com o ambiente, o dia e a noite.

Para que a gente consiga obedecer o relógio social, nosso organismo precisa se adaptar, ou seja, precisa ajustar nosso relógio biológico. Quando mudamos o horário, por exemplo, cria-se um descompasso entre esses dois relógios e uma nova adaptação é necessária. Assim, o corpo precisa ajustar o horário de dormir e de acordar.

Essa adaptação, como muitas outras coisas, varia de pessoa para pessoa. Algumas podem levar poucos dias para se adaptar, enquanto outras podem precisar de até mais de 15 dias para entrar no novo ritmo, o que provoca alguns desconfortos.

Conheça a Coleção Alquimia

Se você é uma dessas pessoas que precisam de mais tempo para se acostumar, fique tranquilo, você não está sozinho. A revista Annals of Human Biology fez um estudo com mais de 12 mil pessoas e a maior parte delas, 54,57%, relatou desconforto com o horário de verão. Cerca de 25% delas disseram ainda sofrer desconforto durante todo o período em que o relógio adiantado fica em vigor.

O mais afetado com essa mudança, claro, é o sono. Assim, as principais consequências dessa alteração de horário são a sonolência durante o dia, já que muitas pessoas acabam dormindo mais tarde e acordando mais cedo durante esse período, insônia à noite, cansaço, irritabilidade e falta de apetite.

Esse desequilíbrio físico resulta, claro, em um desequilíbrio energético, uma vez que altera todo o funcionamento do nosso organismo. Para entender, basta imaginar: quando você tem sono, fica mais ansioso e acaba comendo mais ou se alimentando mal, por exemplo. A isso vão se somando pequenas outras alterações que desregulam totalmente seu corpo e sua mente.

E uma das formas de buscar o equilíbrio, principalmente energético, durante esse período de adaptação, é investir nos cristais. Alguns deles possuem propriedades capazes de atuar em alguns desses sintomas, como a insônia, por exemplo, e ajudam a diminuir os efeitos do horário de verão.

Um desses cristais é a ágata. Ligado ao aterramento, este cristal ajuda na obtenção do equilíbrio físico e mental, ajudando nas faculdades mentais, como a concentração, por exemplo. Também ligada às questões da mente, a fluorita é outro cristal que pode ser um bom aliado.

A fluorita possui uma vibração especial capaz de proteger o usuário contra ataques psíquicos e contra energias eletromagnéticas nocivas. Assim, ele é útil para ordenar pensamentos e evitar a distrações excessivas, melhorando a capacidade de aprender e fazer síntese.

Se a ideia é combater a insônia, então, uma boa aposta é a sodalita. Esse cristal equilibra o metabolismo, corrige as deficiências de cálcio e purifica o sistema imunológico. Além disso, ainda combate os efeitos nocivos da radiação e da insônia.

Encontre seu cristal

Marca mineira de acessórios, a Misfit, desde 2012, transforma pedras brutas em sofisticadas joias handmade sem abrir mão do design inovador e do acabamento impecável. Comandada pelas sócias Mayara Tavares e Teca Guimarães, a joalheria é voltada para mulheres ousadas e de personalidade marcante, que “vestem” simbologias e sabem da força energética dos elementos da natureza. Ela utiliza essas ferramentas para levar influências positivas ao seu dia a dia, sentindo-se mais bela e poderosa.

Conheça nosso canal no Youtube

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos