Elementos e polaridades

Elementos e polaridades

Elementos e polaridades

A gente já falou em outras oportunidades sobre os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo. Para a astrologia, este são os tipos básicos de energia e consciência que atuam em cada um de nós. Nossa vida, por exemplo, é uma manifestação destes elementos.

Esses elementos se originam de quatro qualidades primitivas: quente, frio, úmido e seco. E cada uma destas qualidades está associada aos sinais positivo e negativo. A qualidade quente carrega dois sinais positivos; o frio um sinal positivo e um negativo; o úmido está associado a dois sinais negativos; e o seco a um negativo e um positivo.

Esses sinais correspondem a características mais masculinas ou mais femininas, mais ativo ou mais passivo, mais Ying ou mais Yang. São o que chamamos de polaridades dos elementos. Dessa forma, é possível determinar mais precisamente as características de cada elemento.

Elementos de polaridade masculina tendem a indicar comportamentos mais extrovertidos, expansivos, entusiasmados. Enquanto elementos de polaridade feminina revelam comportamentos mais introvertidos, internalizados, profundos e intimistas.

Por exemplo, o elemento Fogo é formado pelas qualidade primitivas quente e seco. São três sinais positivos e um negativo, o que faz dele um elemento de polaridade masculina. Esse elemento se relaciona à energia e à intuição. É por meio dele que expressamos nossa força vital, espontaneidade, alegria, raiva e todas as emoções mais intensas.

O elemento Terra, por sua vez, tem como qualidades primitivas o frio e o seco. Cada um deles carrega ambos os sinais (positivo e negativo), o que faz dele um elemento de polaridade feminina. Isso significa que Terra é o elemento que estrutura o corpo físico e representa a concretização dos objetivos.

As qualidades primitivas quente e úmido formam o elemento Ar. Nesse caso, a qualidade quente possui dois sinais positivos e úmido possui dois sinais negativos. Em função disso, Ar é considerado um elemento de polaridade masculina. Esse elemento representa o pensamento e a capacidade intelectual. Nesse elemento tudo é movimento, leveza e renovação.

Por fim, o elemento Água é formado pelas qualidades frio e úmido, resultando em três sinais negativos e um feminino. Assim, Água é um elemento de polaridade feminina. Esse elemento se relaciona com a bioquímica, com as emoções e os sentimentos. É considerado, inclusive, o elemento mais feminino da natureza, pois possui uma ligação muito íntima com o poder da intuição, do amor e das formas fluentes.

O conceito Yin e Yang

Yin Yang

Originados do Taoísmo – filosofia chinesa – os termos Yin e Yang fazem parte de uma doutrina filosófica que versa sobre a integração do ser humano e do cosmos. Esse conceito se expressa nas polaridades diversas, nas chamadas dicotomias universais, como por exemplo, ação e reação, luz e escuridão, frio e calor, masculino e feminino.

O Taoísmo acredita que tudo que há no universo é constituído pelas duas metades – Yin e Yang – que devem se completar para que exista o equilíbrio entre todas as coisas no universo. Nos elementos não seria diferente e cada um deles concentra uma das energias: a energia Yin é dividida nos elementos Água e Terra, enquanto a energia Yang é dividida nos elementos Ar e Fogo.

Como essa polaridade influencia nos cristais

Se você é como nós e sabe a influência que os cristais têm em nossa energia deve saber que conhecer a polaridade de cada elemento pode ajudar você a escolher o melhor cristal para carregar sempre consigo. Afinal, todos os cristais se conectam com a energia de algum elemento ou de todos eles. Combinando todas essas energias, fica mais fácil encontrar o equilíbrio físico, mental e emocional.

De forma resumida, pedras avermelhadas ou vermelho escuro, como a obsidiana, por exemplo, podem ser relacionadas ao elemento Fogo. Pedras azuis, transparentes, multicoloridas e amarelo claro se conectam ao elemento Água. As pedras em tons de lilás claro e brancas, como o quartzo rosa, estão ligadas ao elemento Ar. Já as pedras verdes, pretas, roxas, índigo e amarelas estão ligadas ao elemento Terra.

Encontre seu cristal

Quer encontrar o cristal que combina com cada um dos quatro elementos e com a sua personalidade? Marca mineira de acessórios, a Misfit, desde 2012, transforma pedras brutas em sofisticadas joias handmade sem abrir mão do design inovador e do acabamento impecável.

Comandada pelas sócias Mayara Tavares e Teca Guimarães, a Misfit desenvolve peças únicas em coleções exclusivas e em edições limitadas, já que cada cristal, assim como cada um de nós, é ímpar. Voltada para mulheres ousadas e de personalidade marcante, que “vestem” simbologias e sabem da força energética dos elementos da natureza, a joalheria utiliza essas ferramentas para levar influências positivas ao seu dia a dia, sentindo-se mais bela e poderosa.

SALE Coleção Sinergia

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos