Os quatro elementos

Os quatro elementos

Os quatro elementos

Terra, ar, fogo e água. Tudo que existe no Universo contém uma ou mais dessas energias, uma vez que são essas quatro essências que constituem a matéria-prima do Universo. Esses elementos estão por toda a parte, inclusive dentro de cada um de nós, e claro, nos cristais.

Filosofia, mitologia, astrologia e muitos outros tipos de ciência, desde suas origens, sempre consideraram esses quatro elementos como princípio base de sua estrutura. E todos acreditam que a união destes elementos resulta em um quinto: o equilíbrio.

Esse equilíbrio, chamado também de éter da vida, deve ser encontrado por cada um de nós, em todos os níveis da nossa existência, de forma que a gente possa alcançar a verdadeira paz e felicidade, assim como a harmonia na relação com todos os outros seres e também com o meio ambiente. Mas, como unir todos esses elementos para encontrar esse equilíbrio? O primeiro passo é entendê-los individualmente: o elemento Terra é o nosso lar, ele representa a estrutura do corpo físico e suas respectivas sensações. É onde nossa existência se materializa, onde buscamos segurança e estabilidade para concretizar objetivos.

O elemento Água se relaciona com a bioquímica, com as emoções e os sentimentos. É como se ele irrigasse o solo que traz a vida. É esse elemento que nos conecta com a nossa intuição. É considerado o elemento mais feminino da natureza, pois possui uma ligação muito íntima com o poder da intuição, do amor e das formas fluentes.

Já o elemento Fogo está relacionado à energia e à intuição, ao plano espiritual. Esse elemento representa a criatividade, o poder de ação, o empoderamento e a independência. É por meio dele que expressamos nossa força vital, espontaneidade, alegria, raiva e todas as emoções mais intensas. É ele também quem nos dá energia para lutar pelo que queremos e enfrentar as dificuldades.

Por fim, o elemento Ar diz respeito a nossa mente: aos pensamentos, ao entendimento e ao conhecimento. Nesse elemento tudo é movimento, leveza e renovação. Com ele, aprendemos o poder de aprendizado das trocas, das conversas e do ato de comunicar.

Conhecer os elementos ajuda você a se conectar com eles de forma harmoniosa. E quando isso acontece, você passa a ser mais consciente de suas funções e começa a perceber a presença deles em tudo que lhe cerca.

Mas, além de tudo isso, os elementos podem ter uma influência muito grande na forma como nos relacionamos com cada pessoa. Cada ser humano é formado por uma combinação desses quatro elementos. Eles definem a sua personalidade de acordo com a predominância ou falta de algum deles.

Os elementos e os cristais

Todos os cristais se conectam com a energia dos elementos água, ar, terra e fogo que podem aparecer separadamente ou combinadas. Dessa forma, eles trazem a energia dos elementos combinada com a energia que os próprios cristais emanam.

É por isso que utilizar cristais pode ajudar a corrigir desequilíbrios que possam surgir de acordo com a predominância ou falta de algum elemento. Combinando as duas energias, fica mais fácil encontrar o equilíbrio físico, mental e emocional.

As pedras avermelhadas ou vermelho escuro, como a obsidiana, por exemplo, podem ser relacionadas ao elemento Fogo. Por isso, elas possuem uma energia ligada ao afastamento de padrões negativos, cumprindo o papel de energização, vitalidade, coragem e decisão.

Pedras azuis, transparentes, multicoloridas e amarelo claro se conectam ao elemento Água. Dessa forma, são capazes de nos trazer leveza, acalmar, aliviar dores e trabalhar a energia da fertilidade. Um bom exemplo é a pedra da lua.

As pedras em tons de lilás claro e brancas, como o quartzo rosa, estão ligadas ao elemento Ar. Elas nos remetem às esferas da espiritualidade e da calma. Usá-las traz, além de calma e tranquilidade, paz interior e nos conectam com a fé.

Já as pedras verdes, pretas, roxas, índigo e amarelas estão ligadas ao elemento Terra. Sua ação traz equilíbrio, criatividade e saúde. Além de afastar as energias pesadas e impulsionar o crescimento. Uma opção de pedra desse elemento é a ágata.

Encontre seu cristal

Quer encontrar o cristal que combina com cada um dos quatro elementos e com a sua personalidade? Marca mineira de acessórios, a Misfit, desde 2012, transforma pedras brutas em sofisticadas joias handmade sem abrir mão do design inovador e do acabamento impecável.

Comandada pelas sócias Mayara Tavares e Teca Guimarães, a Misfit desenvolve peças únicas em coleções exclusivas e em edições limitadas, já que cada cristal, assim como cada um de nós, é ímpar. Voltada para mulheres ousadas e de personalidade marcante, que “vestem” simbologias e sabem da força energética dos elementos da natureza, a joalheria utiliza essas ferramentas para levar influências positivas ao seu dia a dia, sentindo-se mais bela e poderosa.

Coleção Sinergia

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos