Terapia Holística: equilíbrio entre corpo, mente e espírito

Terapia Holística: equilíbrio entre corpo, mente e espírito

Terapia Holística: equilíbrio entre corpo, mente e espírito

Equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. É mais ou menos isso que buscam as chamadas terapias holísticas. E você já deve ter ouvido falar delas: acupuntura, terapia com florais, cromoterapia, massagens, terapia com cristais, fitoterapia, reflexologia, shiatsu, Reiki… A lista é enorme, assim como os seus benefícios.

Para quem nunca ouviu falar, as terapias holísticas seguem os princípios do holismo, que em grego significa inteiro, todo, ou seja, tratar como um todo e não de forma fragmentada. Na prática, a abordagem holística acredita que os elementos físico, emocional, mental e espiritual de cada um de nós formam um sistema único.

Assim, as terapias holísticas buscam tratar cada pessoa em todo o seu contexto, concentrando-se não apenas nas doenças e nos seus sintomas, mas também no que causa esse desequilíbrio, que pode estar relacionado aos elementos mental, espiritual e emocional.

Os benefícios são tantos que, desde 2017, o Ministério da Saúde incluiu as terapias holísticas, chamadas de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), na lista de tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, os pacientes têm acesso gratuitamente a 29 procedimentos, que incluem, entre outros, a acupuntura, a auriculoterapia e o yoga.

Mas você sabia que muitas dessas terapias utilizam os cristais em suas técnicas? A massoterapia, a cromoterapia, o Reiki e a cristalopuntura, por exemplo, utilizam diferentes tipos de pedras e cristais com o objetivo de potencializar seus resultados e ajudar a combater o males, sejam eles físicos, mentais ou espirituais.

Uma das técnicas mais recentes que utiliza cristais é a Litoterapia. Seu principal objetivo é harmonizar os campos energético dos seres vivos, sejam eles seres humanos, plantas ou animais. Nessa terapia, os cristais são fundamentais, já que os componentes minerais dos cristais e a sua estrutura molecular são capazes de reorganizar nossa estrutura molecular e trabalhar nossas deficiências energéticas, promovendo um equilíbrio, energização e desbloqueio das energias.

Coleção Sinergia

Apesar de nova, a litoterapia é uma mistura de diversas técnicas antigas como o uso das pedras para massagem (massagem Amma do Japão); técnicas chinesas usando os pontos do corpo (shiatsu e acupuntura); uso de pedras como instrumentos de massagem do corpo (medicina ayurvédica da Índia); e chromoterapia (uso de cores para acalmar o corpo e o espírito).

Outro detalhe importante do uso de cristais é que a maior parte dessas terapias tem como foco trabalhar nossos chakras. Acontece que cada chakra tem um cristal correspondente para manter seu equilíbrio. Assim, cristais específicos, quando aplicados nesse chakra, direcionam suas energias a este ponto promovendo o desbloqueio das forças e restabelecendo sua força vital.

Os poderes dos cristais, aliás, vão muito além de afastar as más energias. A ametista, por exemplo, tem o poder de proporcionar mais equilíbrio energético para o corpo, maior expansão da consciência e crescimento espiritual. Já a obsidiana pode ser usada para aliviar sentimentos de medo provenientes, principalmente, de traumas.

Outro exemplo interessante e cheio de benefícios é a pedra da lua, uma das melhores pedras para equilibrar as energias de todos os chakras beneficiando a saúde de uma forma geral. A pedra da lua também pode ser utilizada para remover a tensão e o estresse e ainda auxilia no alívio da azia, indigestão ou náusea.

Sobre a Misfit

Os cristais, utilizados em muitas das terapias holísticas também têm um papel fundamental na busca por esse equilíbrio. Marca mineira de acessórios, a Misfit, desde 2012, transforma pedras brutas em sofisticadas joias handmade sem abrir mão do design inovador e do acabamento impecável.

Comandada pelas sócias Mayara Tavares e Teca Guimarães, a Misfit desenvolve peças únicas em coleções exclusivas e em edições limitadas, já que cada cristal, assim como cada um de nós, é ímpar. Voltada para mulheres ousadas e de personalidade marcante, que “vestem” simbologias e sabem da força energética dos elementos da natureza, a joalheria utiliza essas ferramentas para levar influências positivas ao seu dia a dia, sentindo-se mais bela e poderosa.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos